terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

RESUMO PARA CONCURSOS - PODER JUDICIÁRIO.

FUNÇÕES TÍPICAS: EXERCÍCIO DE JURISDIÇÃO. 

FUNÇÕES ATÍPICAS: ELABORAÇÃO DE REGIMENTOS, PROVIMENTO DE CARGOS E AFASTAMENTO DE SERVIDORES. ( É uno e indivisível), único e mesmo poder que atua por meio de diversos órgãos). 

CNJ : Órgãos de caráter administrativo, controle da atuação administrativa e financeira, fiscaliza os Juízes no cumprimento de seus deveres funcionais. 

AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA. 

GARANTIAS DOS MAGISTRADOS: 

 - Vitaliciedade, inamovibilidade e irredutibilidade. 

VITALICIEDADE: Impede a perda do cargo por qualquer meio diverso de uma sentença judicial transitada em julgado adquirida após dois anos de efetivo exercício. Ministro do STF ( somente em caso de crime de responsabilidade). 

INAMOVIBILIDADE: Ocorre somente se houver interesse público, decidido por maioria absoluta dos membros do Tribunal. 

IRREDUTIBILIDADE DE SUBSÍDIOS: Salvo nos casos dos artigos 37, X e XI,39 §4º, 150, II, 153,III e 153 §2º da Constituição Federal. 

VEDAÇÕES DOS MAGISTRADOS: Exercer outro cargo ou função mesmo que em disponibilidade, salvo a de magistério, dedicar-se a atividade político partidária, receber custas ou participação em processos, receber auxílio ou contribuições de pessoas físicas e exercer advocacia no Tribunal ao qual se afastou nos últimos três anos. 

OBS: Para se filiar a Partido Político, deverá o Magistrado primeiramente se afastar no período de 06 meses da carreira da Magistratura. 

De início o aprovado em concurso público tem cargo inicial de Juiz Substituto, somente após três anos de atividade jurídica torna-se Juiz titular. 

DECLARAÇÃO DE INCONSTITUCIONALIDADE: Somente pelo voto da maioria de seus membros ou dos membros do respectivo Órgão Especial poderão os Tribunais declarar a inconstitucionalidade de Lei ou Ato Normativo de Poder Público. 

PROMOÇÃO: Poderá ser por merecimento ou antiguidade, por merecimento, se 03 vezes consecutivas e 05 alternadas o Magistrado aparecer na lista, a promoção é obrigatória. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário