terça-feira, 28 de outubro de 2014

AFINAL, O QUE É SER "BURGUÊS"?


Durante o período eleitoral deparei com pessoas militantes de esquerda chamando as pessoas que são contra o governo de "burgueses". No linguajar atual, ser burguês é sinônimo de ter uma boa casa, um carro do ano na garagem, estudar em boas escolas, faculdades, ser dono de uma empresa dentre outras coisas mas, vc sabe porque nos dias de hoje as pessoas que estão em melhores situações financeiras são chamadas de burguesas? 

Burguesia é uma palavra originaria da língua francesa ("Bourgeoisie"), usada nas áreas de economia política, filosofia política, sociologia e história, e que originalmente era uma classe social que surgiu na Europa na Idade Média (séculos XI e XII) com o renascimento comercial e urbano.No início os burgueses eram os originários dos burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros, eram pessoas que viviam do comércio, prestação de serviços, digamos: Eram os pequenos empresários de hoje. 

A ideia de chamar de burguês quem está em situação econômica melhor, nasceu no marxismo ao qual chamavam os burgueses daqueles pertencentes à classes dominantes, detentoras da riqueza. 

Aí vem a conclusão: Ser chamado de burguês no entanto, não é ofensa, na atualidade podemos dizer que a burguesia sempre esteve ligada ao trabalho que por consequência gera o lucro ao qual deixam alguns em situações privilegiadas. 

Levando em conta os conceitos de burguesia, podemos então dizer que: ser burguês na atualidade, é ser aquele pequeno comerciante que existe nos bairros, que paga impostos assim como eu e você, é ser aquele Advogado, contador e demais profissionais liberais que vivem da prestação de serviços e que também pagam impostos. Antes de falar mal da burguesia, lembre-se de que graças a estes "burgueses" o nosso país tem circulação de mercadorias, bens e serviços. 

O que seria de nós se não fosse aquele "burguês" dono daquele pequeno mercado de nosso bairro ao qual nos poupam de andar quilômetros para comprarmos uma caixa de fósforos? O que seria de nosso país se não fossem os "burgueses" que exportam nossos produtos gerandolucros e empregos para os " não burgueses"? 

É um conceito marxista e equivocado relacionar o burguês com aquele que tudo tem, que anda de carrão e  mora em uma boa casa . Burguês é aquele que também acorda cedo, trabalha, junta dinheiro, adquire bens e gera empregos aos demais. Posso dizer no entanto que há os grandes burgueses, que são aqueles que já fizeram suas fortunas e os pequenos burgueses, que são aqueles que ainda estão caminhando. 

Quem sabe daqui a algum tempo o conceito de burguesia não volte a ser empregado de forma correta, ser burguês em uma visão não marxista está relacionado ao trabalho e não a " vida mansa" como muitos insistem em relacionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário