quarta-feira, 26 de novembro de 2014

SOBRE O PLEBISCITO DE 1993


Em 1993 eu estava com 11 anos, nem sabia o que era "plebiscito", só sei que houve uma eleição para o povo decidir o sistema de governo que iria ter no Brasil. Na boa, penso que se este plebiscito ocorresse agora, o Brasil seria uma República Parlamentarista ou uma Monarquia. Infelizmente, em 1993 a população não estava totalmente esclarecida sobre sistemas de governo. Nas escolas ensinavam que monarquia era algo "ultrapassado e antigo" e república era algo "liberal e moderno" e assim convenceu as gerações daquela época. Porém, se fosse agora com estas vastas informações, internet dentre outros, haveria maiores esclarecimentos em relação aos atuais sistemas de governo e com certeza a chance de escolher algo melhor seria bem maior. Me tornei Monarquista após estudar e comparar os sistemas e realmente, a herança republicana no Brasil não foi boa e continua não sendo.De acordo com dados do banco mundial entre os 33 países mais desenvolvidos no mundo adotam os seguintes sistemas de governo: 


04 adotam a  República Presidencialista (somente 04): Chipre, Coreia do Sul, Estados Unidos e Suiça.


13   adotam a República parlamentarista: Alemanha, Austria, Eslovênia, Finlandia, França, Grécia, Islandia, Israel, Itália, Portugal, São Marinho, Singapura e Taiwan.  


16 adotam a Monarquia parlamentarista: Canadá, Japão, Dinamarca, Espanha, Noruega, Reino Unido, Andorra, Austrália, Bélgica, Irlanda do Norte, Liechtenstein, Luxenburgo, Mônaco, Países Baixos e Suécia. 


Enfim, a escolha feita em 1993 não foi a melhor para o Brasil, hoje experimentamos as suas consequências de forma amarga onde Presidentes são eleitos não por sua capacidade e sim de um utópico populismo. Quem sabe uma República Parlamentarista ou, Uma Monarquia Parlamentarista ressolvesse a situação. Para quem tem dúvidas, o atual sistema monárquico não vai pelo "absolutismo" e sim, o Rei tem o poder moderador, funciona da seguinte forma: O Imperador ( Rei) exerce a chefia de Estado, o Primeiro Ministro é o Chefe de Governo ( este é transitório)Como chefe de Estado o Imperador:Comanda as forças armadas, convoca eleições, indica o Primeiro Ministro, dissolve o parlamento em caso da perda de confiança e corrupção, nomeia Ministros, sanciona a Lei, quando necessário declara guerra e estabelece a paz. Outra vantagem da Monarquia é que o Imperador está acima de qualquer interesse partidário, ele não deixará de dissolver o parlamento só porque este tem pessoas de "seu partido" como ocorre na Reública.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário