quinta-feira, 17 de outubro de 2013

FACEBOOK : A TERRA DE NINGUÉM.

As redes sociais são de grande importância para mantermos os Contatos com amigos, profissionais, familiares e até com pessoas que não conhecemos no mundo real. Primeiro surgiu o Orkut ao qual virou sensação no Brasil no ano de 2005, na antiga versão o numero de fotos era limitado e as pessoas somente poderiam entram mediantes convites. Era comum ouvirmos nos corredores das Universidades, Escolas e ambientes de trabalho o "clássico pedido": " Me envie um convite para o Orkut." Depois, com o passar do tempo a rede se tornou pública, qualquer pessoa poderia criar uma conta e fazer parte. Com isso aumentou o numero de postagens e perfis irregulares era comum existirem na época comunidades dentro do próprio orkut especializadas em denuncias de crimes virtuais como: Pedofilia, apologia ao uso de drogas, aborto, violência doméstica, maus tratos contra animais, intolerância religiosa etc. As denuncias aconteciam e a comunidade ou perfil irregular era retirado da rede quase que imediatamente mas, para esta celeridade em retirar coisas irregulares a luta foi grande, antes o próprio Orkut fazia "vistas grossas" porém, devido a um grande numero de irregularidades o Ministério Público em acordo com o Google entraram em um acordo ao qual, perfis e comunidades quando reconhecida a irregularidade deveriam imediatamente sair do ar e os dados do responsável informados sob pena do site sair do ar no Brasil. Parece ditadura né? Mas não, foi uma solução mais apta para diminuir as irregularidades e garantir uma punição para os responsáveis.
 
Após o Orkut veio o Twitter, vamos dizer que a febre foi passageira pois, na mesma época surgiu então a nova rede social denominada Facebook, muitos gostaram devido à maior liberdade nas postagens, enfim, mas tudo que tem liberdade acaba virando bagunça ou algo confuso. Ao examinar as páginas existentes na rede, deparamos com uma vasta irregularidade como por exemplo: No campo religioso, há páginas que agem com total desrespeito à crença alheia burlando assim o arttigo 208 do Código Penal. Vejamos:
 
 Art. 208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.
 
É comum encontrarmos no próprio facebook páginas que burlam este artigo, fazem montagens com Objetos Sacros principalmente ridicularizando determinada crença, e a irregularidade não para por aí pois, todos sabem que temos nosso direito à imagem, a honra mas, há postagens ao qual existem montagens com imagens de pessoas comuns, celebridades, autoridades aos quais as mesmas são ridicularizadas. Denuncias constantemente acontecem porém, infelizmente recebemos a clássica resposta: " A foto não foi removida" ou "A página não foi removida", interessante pois dizem que ao ser feita determinada denuncia a mesma é analisada porém, que analise é esta? Vejo que muitos postam fotos com conteúdos pornográficos, intolerantes em relação à crença, ao estilo de vida de cada um mas nunca são punidos porém, já deparei com casos absurdos de punição como por exemplo: Uma certa página estava fazendo campanha contra o aborto e postou uma imagem de um feto em gestação ( dessas que não tem sangue, é apenas uma gravura de um bebê dentro da barriga da mãe) resultado, a página foi punida, a imagem retirada por entenderam que é contra os padrões do Facebook, porém, em outra página, havia uma foto de um "gato crucificado" e o dono da postagem fazia uma grande "apologia" à violência contra animais, a foto foi denunciada porém, todos que denunciaram receberam a resposta: "A foto não foi removida".
 
Outro absurdo que encontramos no facebook foi em relação aos comentários das postagens, certa vez deparei com um rapaz que estava atacando uma determinada pessoa, ele a xingava de nomes aos quais ofendiam sua honra, dizia coisas absurdas, o dono da página permanecia "inerte", denuncias foram feitas mas o comentário sequer foi excluído, no mesmo instante havia uma discussão em outra página, e comentários sem ofensas foram excluídos e os donos punidos.
 
Se a rede social está com acesso também no Brasil, é obrigação que a mesma se adapte à Lei Brasileira, é questão de urgência que medidas sejam devidamente tomadas,Facebook está se tornando a "Terra de Ninguém" onde ofensas, crimes são cobertos e coisas que nem são crimes são exlcuídos de uma hora para outra. Falta fiscalização, uma melhor punição aos responsáveis e principalmente uma melhor análise nas denuncias aos quais deverão ser feitas por pessoas especializadas e não por secretários ou máquinas.
 
É bom que todos tenham liberdade para expressarem suas ideias, desafetos, contrariedades mas desde que seja com devida moderação assim como acontece no mundo real, o virtual também deverá haver mutuo respeito e fazer valer a lei.

Um comentário:

  1. Compartilho da mesma opinião e acrescento que não só no âmbito das relações, mas também o facebook se torna uma ferramenta poderosa na disseminação de boatos e notícias falsas. E o impacto que isso provoca está expresso no número de compartilhamentos feitos. Além disso, a preguiça que o internauta tem de fazer uma pesquisa simples para saber se a tal notícia é mesmo verdade, é clara nos comentários, com opiniões exacerbadas e iradas sobre os supostos casos. É preciso fazer algo para que a lei seja obedecida, mas também há que se fazer uma campanha para que o usuário das redes seja menos ingênuo e menos preguiçoso e, antes de compartilhar qualquer notícia, pesquise para saber se aquilo é mesmo verdade. E, na dúvida, nem compartilhe, claro!

    ResponderExcluir