quarta-feira, 21 de março de 2012

O BRASIL NÃO É UM PAÍS ATEU

Há poucos dias nos deparamos com a noticia de que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul determinou que fossem retirados símbolos religiosos de repartições públicas, tal decisão foi a pedido de um certo grupo ao qual tudo indica que se sentia incomodado com a presença dos crucifixos.  

Pois bem, para quem defende tal posição, utiliza-se o argumento de que moramos em um país laico, religião e estado andam separados, ninguém é obrigado a seguir certa religião etc. 

Que o Brasil é um país Laico, não restam dúvidas pois, a Constituição Federal em seu artigo 19, I deixa claro que é proibido à União, Estados, Municípios e ao Distrito federal que estes estabeleçam cultos religiosos em repartições públicas, estabeleçam relações de dependência com os seus membros ou embaraçam - lhes o funcionamento. Vejamos o inciso I:

 I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento     ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público

Muito bem, a República Federativa do Brasil é laica, isto significa que o Brasil não tem uma religião oficial, se a pessoa decide não ser católica, ela pode ser evangélica, espirita, budista e até ateu e tem a liberdade de expressar a sua fé. Ou seja, Estado laico não significa estado Ateu. Entende -se que em nossos lares podemos sim termos nossos símbolos expostos, podemos sim expressar a nossa fé por meio de redes sociais, inclusive em nosso local de trabalho não há problemas se colocarmos em nossa mesa uma imagem de um santo de nossa devoção, somos livres, não há motivos também para que sejam proibidos a utilização de símbolos religiosos em repartições públicas. 

Tal decisão se analisar de forma mais detalhada, vejamos que na verdade, a proibição de símbolos religiosos tem a finalidade de "beneficiar" um certo grupo de pessoas contrárias à religião, aos ensinamentos de Deus e por fim, são na verdade grupos que pregam uma "falsa" liberdade. 

Se a ordem é a retirada de símbolos religiosos, então vamos retirar a imagem da Deusa Têmis dos Fóruns pois, de uma forma ou de outra ela é um simbolo de uma religião politeísta, para muitos é considerada uma divindade e até invocada em julgamentos perante os magistrados. 

Criar Leis, tomar decisões ao qual as pessoas ficam proibidas de expressarem a sua fé, não está criando um Estado Laico, na verdade, está contribuindo para um estado puramente Ateu, onde na boca de muitos está sendo colocada uma venda em benefício deste ou daquele grupo. 

LEMBRAMOS QUE: A Cruz é o sinal que marca, envolve e acompanha a vida do cristão. Ela é sempre a forte lembrança da maior prova do amor de Deus pela humanidade: a entrega do seu Filho único pela vida do mundo. A Eucaristia é mais do que simples lembrança do ato de amor. É a sua presença duradoura, fonte e ápice da vida cristã, conforme a define o Concílio Vaticano II. A Cruz só fala do amor. Olhá-la e não ver o que ela significa de amor é não ver sentido nela. Como os judeus, só vê nela motivo de escândalo; como os pagãos, só vê loucura, conforme testemunha São Paulo na primeira Carta aos Coríntios: “Pois o que é dito loucura de Deus é mais sábio do que os homens e o que é dito fraqueza de Deus é mais forte do que os homens” (1Cor 1, 25). 

4 comentários:

  1. "Estado laico não significa estado Ateu". Também não significa Estado cristão.
    "Entende -se que em nossos lares podemos sim termos nossos símbolos expostos". Mas em locais públicos não! Se é público então deveria representar a multiplicidade do povo e, cá entre nós, se for colocar imagens de todas as crenças praticadas no Brasil a repartição vai virar um carnaval. Cada crença tem o seu próprio local para a manifestação da sua fé. Cada repartição pública tem como objetivo prestar o serviço que lhe compete e não expressar sua fé (independente de qual seja ela). É uma questão de bom senso. Você iria ao fórum com a camisa do seu clube de futebol?

    ResponderExcluir
  2. O que ressalto aqui é o fato deles estarem retirando o crucifixos a fim de "satisfazer a vontade de uma minoria", se a ordem é a retirada de símbolos, pq então preservar a estátua da "Deusa da Justiça" nos Fóruns? sendo que esta "deusa" é simbolo de uma religião politeísta e por muitos em algumas partes até invocada na hora de julgamentos, de fato que também muitos não acreditam em Deusas mas, temos que diariamente nos deparar com várias delas presentes nos Fóruns, escritórios de Advocacia e mesas de autoridades. Até o escudo presente nas Armas Nacionais da República Federativa do Brasil, o seu elemento central é justamente uma cruz, denotada na representação parcial da constelação do Cruzeiro do Sul, também presente em nossa bandeira, se for assim vamos modificar os nossos símbolos tb.A cruz cristã há muito ultrapassou os limites da simples referência ao Cristo crucificado, até mesmo porque se sabe ressuscitado. A cruz cristã representa, pois, esperança, igualdade, liberdade, fraternidade. Valores esses que fundaram nossa República e dos quais não podemos abdicar sob pena de nos afastarmos do espírito formador da nação brasileira ( e este é o significado da cruz presente nos escudos das armas brasileiras)e outra, quanto à camisa do clube de futebol, saiba que muitos podem não utilizar a camisa, mas utilizam chaveiros, carteiras e outros adereços de times, sendo que inclusive eles ficam até expostos na hora da audiência. Somos livres para expressarmos a nossa fé, não há local definido para isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok, então não precisamos de acessibilidade em nossas ruas pois o número de deficientes é minoria. Para que se preocupar com políticas GLBT se essas pessoas são minoria?
      Podemos aproveitar sua ideia: se o funcionário é cristão que deixe uma bíblia, crucifixo em sua mesa. Utilize adereços no chaveiro, pescoço, etc. O funcionário é cristão. A repartição é pública.

      Excluir
  3. E como diz Dom Odilo Scherer em suas sábias palavras: O pluralismo de ideias e a dignidade da pessoa humana, princípios fundantes de nossa República, são garantidos no artigo 1º, incisos III e V de nossa Carta Magna. Prestigiar essa variação cultural de nosso povo é preceito constitucional. Também não se pode tratar como expressões sinônimas, Estado laico = humanismo ateu, outro enfadonho equívoco que se vislumbra nas entrelinhas dos debates atuais. Não queremos um retorno ao Estado religioso, mas também não podemos admitir que o Estado laico seja sinônimo de um Estado ateu, no qual “quem de alguma forma professe uma fé religiosa seja ela qual for, seja considerado um cidadão de segunda categoria e por isso tenha de ficar quieto e não se manifeste”.

    ResponderExcluir