quinta-feira, 14 de julho de 2011

VEJA SE VOCÊ TEM DIREITO AO FUNDO 157

As pessoas que declararam imposto de renda entre 1967 e 1983, e que tinham imposto a pagar naquele período, podem ter ainda algum dinheiro esquecidos nos bancos brasileiros. Trata-se do antigo Fundo 157, criado pelo decreto-lei de mesmo número durante o governo militar.

Naquele período, o contribuinte tinha como opção utilizar 2% do imposto devido à Receita Federal para comprar cotas desse fundo. O dinheiro era aplicado em ações, portanto, o rendimento dependeria do desempenho de cada empresa. Mas após a extinção do fundo, em 1983, muitas pessoas esqueceram de sacar o dinheiro, que ficava aplicado em um banco escolhido pelo próprio contribuinte.

A estimativa é que haja mais de R$ 500 milhões, depositados em cerca de 3 milhões de contas. Mas contribuinte não deve esperar grandes resultados, pois o saldo médio das contas é de R$ 175. O investidor também não precisa ter pressa, pois não há prazo para o resgate do investimento.

Segundo a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) - órgão do governo que regula o mercado financeiro -, se o investidor souber em qual instituição efetuou a aplicação, pode se dirigir diretamente a ela e pedir o resgate. É necessário apresentar RG e CPF.

Quem não souber o nome do banco ou tiver depositado o dinheiro em uma instituição que não existe mais pode se informar na CVM, pelo telefone 0800-7260802 ou pelo site da CVM, no link Consulta Fundo 157. A CVM informa apenas o nome do banco onde o dinheiro está aplicado. Para saber qual é o saldo, é preciso consultar o banco.

A CVM lembra que, quem já tiver sacado suas aplicações a partir de 1996, não possui cotas a resgatar. Naquele ano, a comissão enviou correspondências aos cotistas para que fosse feito o resgate, mas nem todos foram atrás do dinheiro.

Mas há outro problema. Como a base de dados da CVM não foi atualizada nos últimos dez anos, os nomes das pessoas que sacaram o dinheiro nesse período ainda estão lá. Ou seja, somente o banco pode confirmar se há ou não dinheiro a receber. A comissão espera atualizar os dados até o fim do ano.

Veja os procedimentos a serem adotados pelos cotistas do Fundo 157:

1. Se o investidor sabe em qual instituição efetuou a aplicação, deve se dirigir a ela, manifestando sua pretensão para o resgate dos recursos.

2. A aplicação, mesmo feita em uma instituição financeira que não existe mais, continua disponível aos cotistas. Para saber onde estão os recursos, o investidor poderá se informar pelo telefone 0800-7260802 ou pelo site da CVM, no link Consulta Fundo 157. A CVM apenas informa a instituição onde o dinheiro está aplicado. Para saber valores e outros detalhes, o aplicador deverá se dirigir à instituição informada.

3. Se não souber onde aplicou, o atendimento 0800 também poderá informar a existência de eventual investimento. Esta informação será dada por meio de pesquisa pelo CPF, com base em informações prestadas pelas instituições em abril de 1996. Quem já houver resgatado suas aplicações a partir de 1996, não possui cotas a resgatar.

4. A CVM informa apenas o nome da instituição financeira. Somente o banco pode confirmar se há ou não dinheiro a receber.

FONTE: G1 noticias

Um comentário: