quarta-feira, 1 de junho de 2011

Novas regras para os cartões de crédito





Limite de tarifas para o cartão de crédito

As tarifas para o cartão de crédito serão limitadas a cinco: anuidade, emissão de segunda via, utilização de saque por crédito, pagamento de contas e avaliação do limite de crédito. Isso facilita a comparação entre os diversos produtos no mercado, já que, são menos elementos que o consumidor deve observar ao escolher seu cartão de crédito.

Pagamento mínimo da fatura

Atualmente, o pagamento mínimo é o maior inimigo dos desavisados. Com a facilidade de pagar apenas 10% da fatura, o cliente cai direto no crédito rotativo com juros de 10% a 15% ao mês, o que acaba levando a dívida a valores absurdos. Com as novas medidas, este pagamento mínimo subirá para 20% até o fim do ano, forçando que o consumidor financie um valor menor, caso tenha que optar pelo crédito rotativo.

Cartões só com autorização

Você só poderá receber um cartão de crédito se assim autorizar. Será proibido o envio de cartões para desbloqueio.

Tarifas distintas para Cartões de benefícios

Sabe todos aqueles pontos do cartão que você não usa mas paga por eles? Eles serão tarifados diferentemente, assim será possível optar por um cartão com benefícios ou sem benefícios, pagando diferentes tarifas por cada um deles.

Melhor disposição das faturas do cartão

O objetivo é deixar o consumidor mais inteirado de sua situação junto à operadora. Informações essenciais como limites de crédito, detalhamento dos gastos, tarifas e outras itens deverão estar bem distintos na fatura de forma a deixar transparente a relação entre cliente e banco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário