quinta-feira, 16 de junho de 2011

PROTEJA O ORKUT DE SEU BEBÊ




Desde meados de 2005 o site de relacionamento do ORKUT vem sendo muito utilizado por pessoas que desejam fazer novas amizades, encontrar velhos amigos, a turma do colégio, colegas de trabalho e até encontrar um novo amor. Além de todas estas possibilidades há também oportunidades para a pessoa deixar seus contatos informados sobre o que  passa em sua vida profissional, quais mudanças aconteceram, como estão os seus filhos enfim, é quase uma revista fofocas porém, os personagens são pessoas comuns. 

Além de pessoas adultas utilizarem bastante deste site,encontramos também muitos perfis de crianças as quais nem sabem escrever, ou melhor, crianças que praticamente nasceram ontem mas já possuem seu perfil no orkut controlado pelos pais. Muitos pais orgulhosos do seu pequeno inscrevem os para capas de comunidades, enviam suas fotos para o e-mail dos moderadores na esperança do seu principe ou sua princesa ter a foto estampada, ser a capa principal de uma comunidade com milhões de participantes.

Alguns, vão além disso, preferem deixar o álbum com as fotos do bebê sem bloqueio algum a fim de que qualquer usuário do orkut tenha acesso as fotos. Mas, toda esta vaidade pode acarretar em dores de cabeça ou, até mesmo expor a "lindo bebê" ao perigo, em meios a pessoas boas, sempre há pessoas com más intenções capazes de fazer coisas que causam arrepios.Por este motivo é viável que os pais sigam algumas das dicas abaixo a fim de proteger o seu bebê e evitar possiveis dores de cabeça que uma simples exposição de fotos pode causar. 

1 - Ao criar um perfil para o seu pequeno, evite colocar o nome completo da criança, endereço, nome dos pais, cidade e outros dados que possam expor a criança. 

2 - Não adicione estranhos no perfil, desconfie de perfis de produtos de crianças, "brechós", produtos para bebês etc ( a não ser que vc tenha conhecimento de algum deles), lembre-se, seu filho é um bebê e óbvio que ele ainda não tem a noção de fazer amigos virtuais ou conhecer pessoas as quais você nunca ouviu falar. 

3 - Procure adicionar  somente pessoas da familia ou amigos mais próximos.

4 - evite colocar a foto do bebê na apresentação do perfil, tire foto de algum bichinho de pelúcia, animalzinho de estimação, ou apenas do pezinho ou mãozinha do bebê.

5 - Mantenha sempre os álbuns bloqueados

6 - Ao postar as fotos do bebê em algum tópico de comunidades, certifique que esta é confiável e de preferência moderada ao qual apenas membros têm acesso ao conteúdo. 

7 - Muitos bebês já frequentam o berçário, maternal por isso evite postar o nome da creche ou o local que o bebê fique na maior parte do dia

8 - Sempre verifique o orkut do bebê, lembre-se que ele ainda é pequeno, não sabe escrever e nem ler recados, muito menos postar fotos ou algo assim, por isso é de responsabilidade dos pais controlar o perfil.

9 - Se criar uma comunidade em homenagem ao seu bebê, deixe a moderada e nunca coloque o perfil do pequeno como dono, prefira o seu e caso tenha moderador, coloque alguém da familia ou de sua inteira confiança para moderar a comunidade.


10 - Por ultimo caso você tenha o conhecimento de que alguma pessoa está utilizando as fotos do bebê indevidamente ou, pa foto está postada em perfil de pessoa desconhecida fazendo-se passar pela mãe do bebê, comunique o administrador do site, caso o problema não seja solucionado registre o BO na delegacia mais próxima. Em caso de duvida acesse SAFERNET.ORG a fim de mais esclarecimentos e como proceder.

Assim como você protege seu filho na vida real, não deixando o a mercê de estranhos, procure fazer o mesmo no mundo virtual porque assim como no real, há também pessoas maldosas atrás de um simples pc.












Nenhum comentário:

Postar um comentário