terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

COTAS DE AFRODESCENDENTES: ATESTADO DE INFERIORIDADE E PROVA DE INCOMPETÊNCIA DO GOVERNO





Muito defendem as famosas "Cotas de concurso Público", dizendo que é uma forma justa de "reparação" de erros passados cometidos injustamente contra os negros e seus descendentes. É certo que infelizmente os negros e os quem têm descendência de negros sofreram muitas injustiças por parte daqueles que se consideravam "superiores", se estudarmos a história no negro no Brasil, veremos que em determinada época, os mesmos eram proibidos até de praticarem a sua fé, eis a razão de que muitas religiões afros no Brasil utilizam de imagens da Igreja Católica, tendo em vista que esta prática iniciou porque sendo proibida a prática da religião afro, os negros para disfarçarem sua crença, colocavam imagens católicas em seus terreiros surgindo assim o atual sincretismo religioso, cuja presença é nítida em estados como Bahia e Rio de Janeiro. 

Não devemos nos esquecer também de que a capoeira, dança típica de grupos afros,  a sua prática aqui no Brasil era considerada como crime. 

E o racismo permaneceu e permanece de forma implícita nos dias atuais,é comum piadinhas envolvendo os negros ou então, relacionar a raça negra com bagunças, sujeiras e pobreza. 

Nas novelas de grandes emissoras, até determinado tempo, o papel do negro era reduzido à Empregadas domésticas, traficantes, criminosos ou aquele pai de família pobre que trabalhava duro para sustentar seus filhos, hoje em dia, este cenário deu uma melhorada pois, alguns autores e escritores, estão tendo o bom senso de colocarem o negro em papéis de Advogados, Médicos, Enfermeiras e até uma cantora famosa, não é muito, mas melhorou. 

Em relação ás cotas, imaginem, durante longo tempo o negro foi visto como uma raça inferior, sua figura sempre relacionada a pobreza, bagunça e miséria. Cotas é reserva de vagas em concursos públicos e vestibulares para determinado tipo de pessoa.Criar Leis, editar Decretos obrigando a Banca Organizadora de Concurso  Público a reservar vagas para pessoas negras ou afrodescendentes não é e nunca será uma forma de reparar danos ou colocar o negro em uma posição elevada. Ao contrário, reforçará a tese de que o negro é sim uma pessoa incapaz de concorrer a uma vaga como todos os demais, seria uma forma de comprovar a ineficácia do Governo em oferecer ao jovens negros ou não de baixa renda uma educação de qualidade, melhores escolas, melhor qualificação dos professores e demais envolvidos na educação. 

Há quem diga que o negro não tem oportunidade e as cotas são para isso. Será mesmo? Há muitos exemplo de negros que nasceram em famílias pobres, tiveram poucas oportunidades de estudos, qualificação e emprego, mesmo assim, atualmente após muita luta, esforço e dedicação, tornaram -se detentores dos mais elevados cargos.Podemos citar aqui o Ministro Joaquim Barbosa: menino pobre, filho de faxineira e negro, que não recebeu ajuda e nem cotas, mesmo assim estudou e hoje é um dos mais respeitáveis Ministros.Outro exemplo é o atual Presidente Barack Obama , nascido em um dos países mais racistas, e mesmo assim com todo seu esforço é o Presidente de uma das maiores potências mundiais, há outros exemplos de Desembargadores, Médicos e demais outras profissões exercidas por negros de origem pobre. 


Com todos estes exemplos acima citados, verifica-se que não há argumentos plausíveis para reserva de vagas só pelo fato da pessoa ser negra ou afrodescendente. A vitória deve partir de cada um, de seus esforços e estudos, quem realmente for negro ou afrodescendente e ter orgulho de sua cor, se deseja não ser mais visto como um "inferior" a mudança deverá partir de esforço, dos estudos e não na humilhação de se submeter a uma reserva de vagas que nada mais é do que uma forma do Governo "disfarçar" sua incompetência em melhorar a educação do país, em garantir aos necessitados um melhor ensino e uma melhor qualificação profissional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário