terça-feira, 21 de agosto de 2012

COTAS PARA NEGROS - INCLUSÃO OU ATESTADO DE INFERIORIDADE?


Há uma Lei vigorando sobre a reserva de vagas para negros em Concursos Públicos, sou contra, assim tb como eu sou contra a cota para negros em Universidades. Os defensores da tal cota argumentam que é uma forma de "reparar" o que os negros sofreram no passado. Oras, todo mundo sabe que no passado não somente os negros sofreram discriminação como tb as mulheres, os pobres ( sendo estes brancos ou negros), as mães solteiras e até os feios. Então se for assim, nada mais justo que criar cotas e reservarem vagas para estas pessoas tb. Eu tb sou negra, descendente de negro e de família pobre, nem por isso eu me considero necessitada de reserva de vagas. 

Eu em 2003 fui aprovada no vestibular, já fui aprovada em alguns concursos ( mesmo que em algum deles eu não tenha sido chamada) por fim, em 2009 fui aprovada de primeira no exame da OAB. E agora pergunto: PRECISEI DE COTAS PARA ISSO? claro que não, tudo isso foi resultado de meus esforços, horas de estudo, deixei de lado namoro, diversão e até vida social para me dedicar aos estudos. Fala sério, a pessoa negra tem capacidade assim como qualquer outra, basta querer. É uma verdadeira vergonha este negócio de cotas, é um verdadeiro ATESTADO DE INFERIORIDADE. Acho que as pessoas negras como eu devem mesmo é concorrer à vagas de concursos igual a todo mundo, sem precisar recorrer a este tipo de humilhação, deverá provar a todos que a nossa capacidade nunca deve ser medida pela quantidade de melanina que temos na pele. 

Nem adianta argumentarem que a maioria dos negros são pessoas de baixa renda, que vieram de escolas públicas e por isso devem ter uma chance, pois bem, há muitos "brancos" que também vieram de famílias extremamente pobres, que necessitaram trabalhar antes dos 20 anos para custearem seus estudos e nem por isso se deixaram submeter por "cotas", venceram na vida, sofreram, porém, conseguiram mostrar que a pobreza em que viviam não os deixavam inferiores a ninguém, seria interessante que os negros também fizessem a mesma coisa. 

A pessoa que se considera afrodescendente e se submete a este tipo de cotas, não está se ajudando, não está fazendo algo de bom para si ao contrário, está comprovando o que muitos dizem até hoje: "que negro não tem futuro, não tem capacidade." Nós negros e descendentes de negros devemos provar que temos a capacidade de concorrer à vagas de concursos e Universidade como qualquer outra pessoa. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário