segunda-feira, 15 de outubro de 2012

TJMS - Reconhecimento: Projeto Padrinho receberá prêmio nacional


O Conselho Nacional de Justiça divulgou na última terça-feira (9) os projetos vencedores do I Prêmio CNJ de Infância e Juventude e o projeto Padrinho, do Poder Judiciário de MS, está entre os vencedores e receberá Menção Honrosa. A solenidade de premiação está prevista para o dia 23 de outubro.

Criado em Campo Grande, em 26 junho de 2000, o Projeto Padrinho completou 12 anos de existência, contabilizando sucessos. Desde sua criação, a proposta tornou-se referência nacional e atende hoje mais de 200 crianças e adolescentes.

A psicóloga Rosa Pires Aquino, desde o início na equipe do Projeto Padrinho, destaca a importância do prêmio do CNJ e lembrou que o trabalho realizado pela equipe, quando o Projeto Padrinho era diretamente ligado à Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, também foi premiado pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB).

“Isto nos incentiva a continuar a nossa luta pelo bem de crianças e adolescentes em situação de abrigamento. Temos buscado muitas parcerias e encontrado apoio de empresas, padrinhos e madrinhas que conhecem nossa realidade. A equipe está muito feliz com mais essa conquista”, comemorou Rosa.

Para poder ampliar a área de atuação, o projeto está agora ligado à Coordenadoria da Infância e da Juventude e, em consequência da amplitude, já foi implantado nas comarcas de Dourados, Amambai, Aquidauana, Corumbá, Rio Brilhante, Maracaju, Três Lagoas, Bataiporã, Nova Andradina, Sonora, Jardim, Bonito e Ponta Porã. 

O Des. Joenildo de Sousa Chaves, Coordenador da Infância e Juventude de MS, também comemorou o novo prêmio. “Acredito que é o reconhecimento pelo trabalho realizado há muitos anos. Como coordenador, já encontrei o projeto em andamento, mas vejo o Projeto Padrinho como uma belíssima oportunidade de melhorar a vida de muitas crianças e adolescentes. É uma forma de apadrinhamento eficaz, que permite a esses jovens ter um novo horizonte. Sinto-me honrado em fazer parte do Projeto Padrinho com os valorosos juízes e seus servidores”, disse ele.

O sucesso do trabalho realizado no Projeto Padrinho é tão grande que as comarcas de Naviraí, Camapuã, Ribas do Rio Pardo, Brasilândia, Bandeirantes, Sidrolândia e Paranaíba já solicitaram a implantação da proposta. 

A equipe que atua no Projeto Padrinho em Campo Grande, além de implantar a proposta nas comarcas, atua também como consultora, em uma espécie de assessoria para os profissionais que atuam nas comarcas do interior.

Em Campo Grande, 80% das crianças em situação de acolhimento são atendidas. “Isso porque não temos somente padrinhos afetivos, mas voluntário e prestador de serviços. Temos hoje 16 abrigos, com 202 crianças e adolescentes”, explica Rosa.

Para quem não conhece o trabalho realizado pela equipe do Projeto Padrinho, necessário ressaltar que existem diferentes opções de apadrinhamento:
- padrinho afetivo: proporciona atenção e carinho à criança abrigada; 
- padrinho voluntário: faz algum tipo de trabalho esporádico nas entidades de acolhimento; 
- prestador de serviço: aquele que atende os abrigos de acordo com sua especialidade profissional, de maneira gratuita ou com ajuda material. 

Referência - Em setembro de 2007, o Projeto Padrinho foi o grande vencedor do concurso Mude um Destino, na categoria Pode Judiciário, por ser uma iniciativa desenvolvida em favor das crianças que vivem em abrigos. 

A primeira colocada no concurso, juíza Maria Isabel de Matos Rocha, na época titular da Vara da Infância e Juventude da Capital, recebeu o prêmio, classificado por ela como um grande incentivo para dar continuidade ao trabalho. 

“A emoção é muito grande porque sabemos que no Brasil há centenas de projetos ótimos em favor dessas crianças, por isso ter esse reconhecimento é algo muito importante”, ressaltou ao receber o troféu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário